BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Propaganda política em prédios tombados é fiscalizada pelo Ministério Público Eleitoral


Promotor Danilo Castro fiscaliza propaganda irregularO promotor de justiça Eleitoral, Danilo José de Ferro de EngomarCastro Ferreira, ajuizará, nesta semana, uma Palacete Gentil BragaRepresentação por propaganda irregular e outra por crime ambiental contra todos os candidatos que fixaram cartazes nos prédios Ferro de Engomar (Rua Afonso Pena) e Palacete Gentil Braga (Rua Grande), ambos tombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

As Representações são fruto de inspeção realizada por Danilo Castro, na manhã desta quarta-feira, 19, no Ferro de Engomar e no Palacete Gentil Braga. O promotor de justiça já tinha notificado 37 candidatos a vereador e a prefeito de São Luís, que foram flagrados, em vistoria anterior, com cartazes fixados em prédios do Centro Histórico da capital.

Na inspeção desta quarta-feira, o objetivo foi averiguar aqueles que continuaram a descumprir a legislação, não retirando o material no prazo estipulado pelo Ministério Público Eleitoral. “A maioria obedeceu ao que foi pedido, retirando os cartazes, mas ainda existem alguns que insistem na irregularidade”, ressaltou o promotor de justiça.

Devido à fixação de cartazes em prédios históricos protegidos pelo tombamento, cada candidato poderá pagar, por propaganda irregular, uma multa de R$ 2 mil a R$ 8 mil, por cada cartaz fixado, além de sofrer processo por crime ambiental. “A lei não permite a colagem de cartazes em prédios tombados. Mesmo se o proprietário permitir, constitui crime ambiental”, enfatizou Danilo Castro.

Além de propor Representações contra candidatos que fixaram material de campanha no Ferro de Engomar e no Palacete Gentil Braga, o Ministério Público Eleitoral deverá agir contra um candidato a vereador que colocou cartazes na fachada do seu comitê, um prédio localizado em área tombada, na Rua do Passeio, ao lado do Palacete Gentil Braga. O mesmo candidato já tinha sido flagrado com propaganda irregular no Ferro de Engomar.

“Muitos candidatos pensam que podem colocar cartazes nas paredes do comitê. Mas se o prédio for tombado, a lei não permite”, afirmou o promotor.

Outros prédios e áreas do Centro Histórico de São Luís serão fiscalizados nas próximas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário