BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Estiagem fica pior a partir de setembro; Grajaú receberá força-tarefa

O período e os problemas são os mesmos. Seca, estiagem e queimadas. Todos os anos o calendário da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros exige uma atenção maior para os meses de julho, agosto, e em especial a partir de setembro. De acordo com o Major Silva Junior, do Centro de operações do Corpo de Bombeiros, o período que apresenta poucas chuvas, piora a estiagem e aumentam as possibilidades de queimadas.

Desde o inicio do mês de agosto, o Maranhão lidera o ranking de focos de incêndios no país,tendo ainda a cidade de Grajaú, a 555 km de São Luís,entre as três cidades com maior número de focos de incêndios do Brasil.

Os números são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que monitora todo país via satélite e fornece relatórios quase que em tempo real da situação dos focos de incêndio em todo o país.

Os números INPE, revelam, porém ,que na última semana, o estado havia saído da posição incômoda de primeiro lugar do ranking nacional, mas Grajaú ainda está entre as cidades com maior quantidade de focos incendiários.

Força-tarefa em Grajaú

Nos próximos dias, a cidade de Grajaú, receberá uma unidade do Corpo de Bombeiros, que fará uma ação emergencial de combate aos focos de incêndio no município. De acordo com o Major Silva Junior, a unidade para ação em caráter de emergência foi solicitada pela adminsitração municipal, junto com o Ministério Público.

A solicitação tem por objetivo amenizar a situação crítica vivida pelo município nas últimas semanas.A equipe do Corpo de Bombeiros deverá seguir no máximo até esta sexta-feira (31) para a cidade de Grajaú.

Contribuição da população


Uma importante contribuição que a população tem dado é informando através do Centro Integrado de Operações de Segurança - CIOPS os focos de incêndio, tanto na capital, no interior e nas estradas. "Nós estamos buscando os dados do CIOPS todos os dias, justamente para tentar minimizar os riscos das queimadas", reforça o Major Silva Jr.

Segundo o major, o Corpo de Bombeiros precisa ser avisado o quanto antes, sobre qualquer foco de incêndio tanto na área urbana, rural ou em estradas. "Nós pedidos que a população nos auxilie no combate as queimadas, ligando para o número do Corpo de Bombeiros 193, principalmente nesse período de maior incidência", informa Silva Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário