BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

terça-feira, 8 de maio de 2012

Eleitores devem regularizar situação até esta quarta-feira

Prazo, também, é válido para quem vai tirar o título pela primeira vez.

Foto: Arquivo/De Jesus/O Estado

SÃO LUÍS – Termina, nesta quarta-feira (9), o prazo para que os eleitores com pendências regularizem o título de eleitor para votar nas eleições municipais deste ano – consulte sua situação eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo, estabelecido pelo calendário eleitoral, também, é válido para quem vai tirar o título pela primeira vez ou transferir o local de votação para outro município ou zona eleitoral.
De acordo com o desembargador José Bernardo da Silva Rodrigues, quem não regularizar sua situação eleitoral vai ficar em débito com a Justiça Eleitoral. "Tudo o que implica no registro ou cadastro na Justiça Eleitoral encerra-se amanhã, para que haja tempo para a conferência, para que haja tempo para verificações, e que se possa ter uma relação com os eleitores de forma limpa, sem nenhum problema", afirmou em entrevista ao Imirante na manhã desta terça-feira (8). O desembargador alerta que o eleitor não pode ser representado por terceiros.
O prazo é válido, também, para municípios que já passaram por revisão eleitoral para a implementação do sistema de votação biométrico.
Documentos necessários
O interessado em tirar o título pela primeira vez deve procurar o cartório eleitoral responsável por sua região – consulte o endereço no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, levando carteira de identidade, certificado de quitação com o serviço militar (no caso de homem maior de 18 anos) e comprovante de residência. Carteira de habilitação e o passaporte não são aceitos para o fim de identificação. Para transferência do local de votação, basta levar o documento de identidade com foto e o comprovante do novo endereço.
Atendimento especial
O eleitor portador de necessidades especiais e os idosos, também, têm até esta quarta-feira para pedir transferência para uma seção especial, de fácil acesso. Idosos são dispensados da obrigatoriedade do voto a partir dos 70 anos. Portadores de necessidades especiais que comprovem sua dificuldade de locomoção podem ser dispensados de multa.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-098-5000 (ligação gratuita).

Nenhum comentário:

Postar um comentário