BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Polícia mantém sigilo as investigações sobre morte do jornalista Décio Sá

Secretário disse que a imprensa só terá acesso à informação quando tiver algo de concreto
SÃO LUÍS - O secretário de Estado de Segurança Pública (SSP), Aluísio Mendes, fez um apelo à imprensa para que colabore com a polícia nas investigações sobre o assassinato do jornalista e blogueiro Décio Sá.
Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (27), Aluísio Mendes garantiu que todo o sistema de Segurança está focado na elucidação do crime. Ele reafirmou que o assassinato de Décio Sá é complexo e foi praticado de maneira profissional. "Esse crime é um quebra-cabeça. Estamos trabalhando de maneira técnica, pois quem cometeu o homicídio construiu uma rota e acompanhou os passos do jornalista", disse Aluísio Mendes.
O secretário afirmou que, a partir de agora, manterá sigilo sobre o caso e exigiu da imprensa colaboração. "Precisamos de tempo para trabalhar e precisamos que haja colaboração da imprensa para que não fique especulando informações. Já trabalhamos com uma série de informações, algumas genéricas. Estão sendo analisadas a impressão digital e lotes de munições da pistola .40 utilizada no crime. Várias pessoas já prestaram depoimentos. Duas estão presas por determinação da Justiça. Portanto, a partir de agora, decretamos sigilo nas investigações. Não daremos nenhuma versão sem o aval da equipe de investigadores. Portanto, a imprensa só terá informações sobre o caso quando tivermos algo de concreto", decidiu Mendes.
Aluísio Mendes reconhece o medo que as testemunhas têm para prestar depoimentos sobre o caso. Ele exigiu que elas compareceram e garantiu que as identidades seriam preservadas. "Reconhecemos que as pessoas presenciaram o crime estejam assustadas. A presença das testemunhas é importante, pois ajudaria bastante na dinâmica do assassinato do jornalista Décio Sá", ressaltou.
O secretário garantiu que a polícia está cumprindo o seu papel, e os resultados estão aparecendo. "A comissão de delegados trabalha nesse caso com o mesmo empenho que trabalho em outros de grande relevância no Maranhão e foram elucidados", defendeu.
Também estavam presentes na entrevista coletiva, realizada no auditório da SSP, a delegada-geral de Polícia Civil, Maria Cristina Rezende Menezes, e o delegado Marcos Afonso Júnior, superintendente estadual de Investigações Criminais (Seic).
Portaria
Publicada nesta sexta-feira (27), a Portaria nº 180/2012 da Delegacia Geral determina: que a sede dos trabalhos será no prédio da Seic; a instrução do Inquérito Policial correrá de forma sigilosa; que os grupos de apoio ficarão na Superintendência de Polícia Civil da Capital e da Superintendência Estadual de Investigações Criminais e designa oficialmente os delegados Jeffrey Furtado, Guilherme Sousa Filho, Maymone Barros, Augusto Barros, Roberto Larrat para compor a Comissão que está apurando a morte do jornalista Décio Sá, ocorrida no último dia 23 de abril.
Informações
Estão sendo oferecidos R$ 100 mil para quem tiver informações que levem aos executores e aos mandantes do assassinato, que podem ser repassadas aos telefones do Disque Denúncia (32235800, em São Luís, e 03003135800, no interior). O retrato falado do executor está sendo confeccionado pelos peritos de Criminalística do Maranhão (Icrim). A imagem será divulgada nos próximos dias. A Perícia técnica está usando o que há de mais moderno em software na confecção do Retrato Falado.
Medidas
Aluisio Mendes disse que uma serie de investimentos serão feitos em toda a capital maranhense a fim de aumentar a segurança em São Luís. O projeto que irá instalar 201 câmeras de vídeomonitoramento em diversos pontos da capital já está concluído.
A previsão é que o processo licitatório para a compra e instalação do equipamento seja feito no mês de maio. A migração do sistema analógico de rádio para o digital também é outra medida que será adotada pela SSP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário