BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

sábado, 24 de março de 2012

Ação educativa marca Dia de Combate à Tuberculose

Alunos de Biomedicina e Enfermagem da Faculdade São Luís orientaram o público

SÃO LUÍS - Hoje é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Em alusão à data, alunos dos cursos de Biomedicina e Enfermagem da Faculdade São Luís realizaram, na tarde de ontem, no Rio Anil Shopping, uma ação que teve como objetivo dar mais informações para o público sobre a doença, seus sintomas e as formas de prevenção e de tratamento.
Durante a ação, um estande de orientação foi montado no segundo andar do shopping, funcionando das 14h às 18h. Durante esse período, os estudantes esclareceram as principais dúvidas da população sobre a tuberculose. Houve distribuição de panfletos explicativos e medição da pressão arterial.
"Esse é um trabalho educativo e de prevenção. Aqui nós orientamos a respeito dos sinais e sintomas que a pessoa pode ter se contrair a doença e os locais de tratamento da doença", explicou a professora Lorena Queiroz, que estava coordenando as atividades.
Na opinião da arquiteta Mônica Frazão, ações como essas são sempre bem-vindas. "É sempre bom ações como essas, porque é mais uma forma da população ficar informada sobre a doença e também buscar tratamento caso necessite", disse.
Sobre a doença - A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Na maioria dos infectados, os sinais e sintomas mais frequentes são: tosse seca e contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza e prostração. Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acúmulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) - se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.
A transmissão é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo, contaminando-o. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, sem interrupção, diariamente.
Mais
O Dia Mundial de Combate à Tuberculose foi instituído, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares (International Union Agaist TB and Lung Disease - IUATLD). A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por Dr. Robert Koch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário