Os testes com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no
primeiro trecho de 800 metros já finalizado, que vai do Terminal de
Integração da Praia Grande ao Mercado Peixe, durarão mais uma semana.
Técnicos da fábrica (Empresa Bom Sinal) estão em São Luís realizando os
testes com o veículo e dando treinamento de operação e manutenção.
"São
testes de funcionamento da parte operacional, portas, motor, painéis,
sistema de ar-condicionado", explicou o secretário-adjunto municipal de
Trânsito e Transportes, José Arthur Cabral Marques.
De acordo com
ele, é procedimento técnico que ocorram os testes estáticos (via
permanente) e dinâmicos (veículo), com passageiros e sem passageiros. "O
VLT precisa circular na via, também com passageiros, a fim de que se
façam os alinhamentos necessários e a soldagem dos trilhos", assinalou
José Arthur.
Os testes com o Veículo Leve sobre Trilhos servem
para avaliar a instalação de equipamentos eletrônicos e aferir a
eficácia de todos os procedimentos operacionais.
Na operação, é
checado o funcionamento do sistema e analisadas todas as leituras
obtidas durante o trajeto, através de aferições de estabilidade do
equipamento, testes de aceleração e frenagem, os tempos de viagem,
velocidade entre outras.
"Os testes de ajustes são necessários e
continuarão sendo realizados à proporção que os trechos forem
concluídos", esclareceu Cabral.
A população tem acesso livre para
conhecer o VLT e participar dos testes em movimento. Um trabalho
educativo é realizado sobre o projeto de execução do Veículo Leve sobre
Trilhos em São Luís.
O VLT tem duas cabines opostas, o que
suprime a necessidade de manobra para poder mudar o sentido do trajeto
pelo fato de ter movimentação bidirecional. Além disso, o veículo possui
rapidez de resposta na hora da frenagem, bem como velocidade de
resposta de aceleração e estabilidade de velocidade. Os dois carros que
formam o VLT, tem capacidade para 358 pessoas. Cada carro tem 18 metros
de extensão, que formam o veículo de 36 metros, com seis portas, que
abrem simultaneamente.
A utilização de VLT tem se tornado uma
tendência mundial de revitalização urbanística e de transporte, sendo
este um sistema mais leve, menos poluidor e mais eficiente do que o
transporte rodoviário. Outras capitais como Fortaleza, Macéio, Recife e
países como Espanha, Holanda e França já adotaram o VLT como mecanismo
de solução na oferta de deslocamento de pessoas. É apontado por
especialistas como uma das melhores alternativas para se resolver o
problema do trânsito nas grandes cidades.
Traçado
A obra
de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que está sendo
executada pela Prefeitura de São Luís, segue normalmente, dentro do
cronograma, e de forma intensificada. O secretário-adjunto da SMTT,
Arthur Cabral, informou ainda que foi feito um ajuste do traçado no
trecho que abrange um posto de combustível, no Anel Viário, na altura do
bairro do Desterro. A montagem dos trilhos (grade ferroviária), naquela
área, está sendo realizada entre o posto e o Mercado do Peixe.
"Verificamos
que não será necessário retirar o posto de combustível. Para tanto, as
bombas e os tanques do posto serão removidas para um local mais a
frente. Sendo assim, o traçado vai passar entre um espaço do posto e o
Mercado do Peixe", explicou José Arthur.
Cabral esclareceu também
que, entre o posto e a via permanente (grade ferroviária), será
construída uma parede corta-fogo (anteparo para evitar a propagação de
fogo). "Não é obrigatório, mas faremos por motivo maior de segurança",
frisou.
Capacidade do VLT
O VLT é movido a biodiesel,
tanto o carro líder (motor de tração) quanto o carro reboque (gerador).
Ele tem uma velocidade média de 40 km/h (hoje a velocidade média
operacional do transporte coletivo em São Luís é de 12 km/h) e é
constituído de ar-condicionado, cadeiras de fibra, GPS (avisa quando se
aproxima a próxima estação), espaço para idosos, grávidas, obesos e
pessoas portadoras de necessidades especiais. Entre as vantagens, estão a
regularidade, pontualidade, eficiência e menor tempo de espera. Até
dezembro deste ano, será finalizado o segmento que vai da Praia Grande
ao Bairro de Fátima - de 5 km.
Esta etapa inicial consiste no
primeiro trecho de execução da Linha I do VLT (Centro - São Cristóvão),
que irá até as imediações do aeroporto, passando pelas avenidas dos
Franceses e Africanos, numa extensão de 13 km. A Linha I terá, ao todo,
seis VLTs, totalizando 12 carros. A segunda etapa (linha 2) será do Anjo
da Guarda ao Centro.