BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Prefeito de Matões do Norte participa da 5ª Conferência Estadual das Cidades



O prefeito de Matões do Norte, Solimar Alves de Oliveira e seus assessores, José Carlos e Juranley Serejo
O prefeito de Matões do Norte, Solimar Alves de Oliveira e seus assessores, José Carlos e Juranley Serejo

O prefeito do município de Matões do Norte, Solimar Alves de Oliveira, acompanhado de seus assessores, José Carlos de Araújo Pontes e Juranley Serejo, estive presente na abertura da 5ª Conferência Estadual das Cidades, que está sendo realizada no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, para discutir, durante três dias, a construção de propostas para implementação de políticas públicas nas áreas de habitação, saneamento, mobilidade e planejamento urbano. Os debates marcam a 5ª Conferência Estadual das Cidades, aberta nesta quinta-feira (22), com presença do vice-governador Washington Luiz, e dos secretários de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha, e de Infraestrutura, Luis Fernando Silva. O evento, que prossegue até sábado (24) e este ano tem como lema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!”, reúne representantes dos 217 municípios maranhenses.

Também presentes os secretários Pedro Fernandes (Educação), Olga Simão (Cultura), deputados estaduais, prefeitos, entre eles o de São José de Ribamar e presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Gil Cutrim, a representante do Ministério das Cidades, Maria do Carmo Avesani, do membro do Conselho Nacional das Cidades, Enio Nonato Oliveira, entre outras autoridades. O secretário Hildo Rocha destacou que a conferência é a estância máxima da participação popular na gestão pública e neste caso na gestão do desenvolvimento urbano.

“Nós vamos discutir a mobilidade, a questão do transporte público, da acessibilidade, saneamento ambiental, abastecimento de água e esgotamento sanitário. São problemas que ocorrem e que estão sendo debatidos não somente nas cidades do Maranhão, mas de todo o Brasil”, disse Hildo Rocha.

Para o prefeito de Matões do Norte, Solimar Alves de Oliveira, a 5ª Conferência Estadual das Cidades é de suma importância para o desenvolvimento dos municípios maranhenses.



“Os debates aqui estão sendo muito proveitosos. Assim, com a participação de todos, chegaremos, sem sombra de dúvida, a propostas que melhorarão as políticas públicas nas áreas de habitação, saneamento, mobilidade e planejamento urbano”, disse o prefeito Solimar.

Da conferência, sairão as propostas que serão encaminhadas para os governos municipais, estadual e federal.  O secretário Luis Fernando Silva observou que a cidade tem hoje o papel de assegurar uma vida digna para os seus cidadãos. “Este evento é um passo importante para a Conferência Nacional das Cidades, que dará um rumo, com certeza, melhor ao futuro das cidades do Brasil. É importante destacarmos a participação da população e este mecanismo de conferência estimula uma integração da sociedade civil com o poder público”, disse Luis Fernando.

Conferência Nacional

Ao final do evento, os 800 delegados que participam da conferência irão aprovar as propostas que serão levadas para o evento nacional que acontecerá no mês de novembro, em Brasília, e que terá 59 delegados eleitos como representantes do Maranhão. Durante a conferência em São Luís também serão eleitos os 74 membros, entre titulares e suplentes, do Conselho Estadual das Cidades para a gestão 2014/2016.

A realização de conferências e a formação dos conselhos fazem parte de uma nova etapa do movimento social pela reforma urbana e desenvolvimento das cidades. O vice-governador Washington Luiz afirmou que este debate “tem que ser permanente e que é determinante para que se possa constituir projetos viáveis e satisfatório que tragam o bem estar à população”.

O evento, segundo Maria do Carmo Avesani, é importante porque é um momento de reflexão da sociedade sobre o planejamento urbano da cidade em todos os aspectos. “O Maranhão está bem mobilizado e os temas que aqui serão discutidos são diversos. Acredito que teremos bons resultados”, disse.

Ênio Nonato de Oliveira, membro do Conselho Nacional das cidades, disse que tem observado aqui no Maranhão uma grande mobilização por parte do governo estadual e municipais nessas discussões. “O secretário Hildo Rocha nos informou que todos os municípios fizeram suas conferências e grande parte deles está criando os seus conselhos, ato  importante porque é através da participação da população que você faz o controle social das políticas, que é fundamental para podermos desenvolver projetos mais interessantes para a população das cidades”, observou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário