BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Maranhenses participam da abertura da JMJ no Rio

Grupo fez parte dos 500 mil católicos que lotaram Copacabana.

RIO DE JANEIRO - A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi oficialmente aberta na noite desta terça-feira (23). A missa de abertura foi celebrada por Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, e contou com uma grande participação de maranhenses, vinda de todos os cantos do Estado.
“Esta é a juventude, papa”, foi o grito entoado por cerca de 500 mil católicos na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. As ruas próximas à praia foram invadidas por uma multidão de pessoas que entoavam cantos, gritos e palavras de ordem. O trânsito virou um verdadeiro caos. A garoa fina e a temperatura, que chegou a 13º, não impediu a participação do grupo de maranhenses vindos de São Luís.
Jornada Mundial da Juventude

Para Recilene Rodrigues, da paróquia do Angelim, em São Luís, a JMJ é um momento único na vida de um católico. “A JMJ é um momento impar para qualquer católico. O clima não é empecilho para deixarmos de participar”, disse a fiel. A missa de abertura é o único evento em que não estava previsto a participação do Papa Francisco. Na praia, esculturas de areia foram feitas para homenagear o evento.
Jornada Mundial da Juventude

A volta pra casa
Um verdadeiro caos. Ônibus lotados, metrô em pane e um engarrafamento quilométrico marcou a volta dos peregrinos para os alojamentos. Os maranhenses hospedados no bairro de Santa Teresa (região central do Rio) demoraram cerca de três horas até o local de alojamento. Outro grupo maranhense hospedado no Realengo demorou cinco horas até chegar ao local do alojamento.
Veja a programação da JMJ 2013:
25/07
9h - Catequese com os Bispos por idioma
15h – Inicio da programação em Copacabana
18h – Chegada do papa Francisco, seguida da cerimônia de Boas-Vindas
19h30 – Apresentações musicais
26/07
No dia 26 de julho, sexta-feira, é realizada a Via-Sacra. Trata-se de uma antiga tradição da Igreja. A Via-Sacra ocorre porque a Jornada é um encontro com Cristo. Então, nos voltamos para o mistério máximo de Jesus que é a sua morte e ressurreição. O Papa conduz o momento que acontecerá na praia de Copacabana.
27/07
No sábado, dia 27 de julho, todos os peregrinos vão até Guaratiba, bairro da Zona Oeste do Rio, para participar da Vigília com o Papa.
28/08
Este é o último ato central da Jornada. Depois de permanecerem acampados durante a noite no Campus Fidei, os peregrinos despertam já com uma programação especial para se prepararem para a Santa Missa presidida pelo Santo Padre, em ação de graças pela JMJ Rio2013. No palco haverá a oração das laudes e apresentações artísticas e culturais até o início da celebração.
Outras atividades
Catequeses
Elas acontecerão nos dias 24, 25 e 26 de julho, pela manhã.
As catequeses foram organizadas e distribuídas em mais de 400 locais da região metropolitana do Rio de Janeiro, as catequeses serão presididas por bispos de diversos países. É a parte que aprofunda o tema divulgado pelo Papa.
Festival da Juventude
O Festival da Juventude será realizado em várias áreas do Rio de Janeiro entre 22 e 26 de julho (excluindo o tempo dedicado às catequeses e aos atos centrais). Será composto por vários eventos, através dos quais serão compartilhadas experiências artísticas, religiosas e espirituais da vida e da fé dos jovens do mundo todo. Seguindo esses critérios, o Festival da Juventude poderá incluir reuniões de oração, mas também amostras, vigílias, concertos, recitais, filmes, músicas, dança e teatro, bem como momentos de partilha propostos pelas conferências episcopais, ou por movimentos, associações, pastorais, comunidades de leigos e congregações religiosas.
Feira Vocacional
A feira vocacional é um evento dentro da programação oficial que tem como objetivo levar os jovens a perguntar o que Deus espera da vida deles. Serão 130 expositores, 150 estandes, 50 confessionários, palcos para shows, oficinas de palestras e uma tenda de adoração ao Santíssimo Sacramento, além da praça de alimentação, que servirá como ponto de convivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário