BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Multidão toma as ruas do país em clima de protestos e violência

Segundo estimativas, meio milhão de pessoas foram às ruas de todas as regiões do Brasil. 
São Paulo/Brasília - As manifestações, que levaram mais de meio milhão de pessoas às ruas de todas as regiões do Brasil ontem, deixaram marcas de violência em diversas cidades, que culminaram com a tentativa de invasão do Ministério de Relações Exteriores em Brasília, onde houve princípio de incêndio.
As manifestações foram mantidas mesmo após diversas cidades do país anunciarem, quarta-feira, o recuo no aumento da tarifa de transporte público, reivindicação que deflagrou a onda de protestos por todo o Brasil.
Em Brasília, um grupo do Batalhão de Choque do Exército estava posicionado em frente ao Palácio do Planalto, local que a presidente Dilma Rousseff deixou por volta de 20h30 rumo ao Palácio do Alvorada, sua residência oficial.
Entre os gritos de ordem dos manifestantes ouvidos em Brasília estavam críticas aos gastos públicos com a Copa do Mundo de 2014 e, assim como ocorreu nos últimos dias, a rejeição aos partidos políticos.
"Ordem e Progresso, porque senão eu subo no Congresso", gritavam manifestantes em frente à sede do Legislativo em Brasília, onde 20 mil pessoas participavam do protesto, segundo a Polícia Militar. "Da Copa eu abro mão, eu quero é mais dinheiro para a saúde e educação", cantavam. A cavalaria da PM do Distrito Federal se posicionou para bloquear os acessos ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal (STF).
A maioria das manifestações era pacífica, mas, além de Brasília, Salvador também registrou confronto entre a polícia e um grupo de pessoas que tentava furar um bloqueio e ir em direção à Arena Fonte Nova, onde as seleções de Nigéria e Uruguai se enfrentaram pela Copa das Confederações.

Leia mais na edição on-line de O Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário