BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

terça-feira, 30 de abril de 2013

Explosão em caminhão limpa-fossa mata soldador que fazia reparo no veículo

Corpo de José Silva Gomes Carvalho foi recolhido pelo IML de dentro da garagem onde ocorreu o acidente. (Honório Moreira/OIMP/D.A Press)
Corpo de José Silva Gomes Carvalho foi recolhido pelo IML de dentro da garagem onde ocorreu o acidente.
Um homem teve parte da cabeça decepada após ser atingido pela tampa de um caminhão tanque que ele fazia reparos com solda, na garagem de uma higienizadora de resíduos de esgoto. A vítima, identificada como José Silva Gomes Carvalho, de 46 anos, era soldador e há um mês prestava serviços para a higienizadora Big Norte. A tragédia ocorreu um dia após a data instituída como Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho, lembrada no dia 28 de abril.

De acordo o perito do Instituto de Criminalística (Icrim), Sidney Santos, a vítima estaria fazendo um procedimento de solda na parte traseira de um caminhão, tipo limpa-fossa, quando as faíscas resultantes da solda teriam entrado em contato com um gás proveniente do material transportado pelo veículo. A junção dos dois materiais teria causado uma combustão e em uma grande explosão, fazendo com que a tampa do caminhão arrancasse, atingindo em cheio a cabeça da vítima, que morreu na hora.

“Ao fazer o procedimento de reparo da parte traseira do caminhão, houve a expansão de um gás que, aparentemente pode ser o metano, entrou em contato com as faíscas resultantes da solda, causando a explosão que arrancou a tampa do veículo, atingindo a parte posterior da cabeça da vítima”, explicou o perito.

O especialista do Icrim informou ainda que, junto da vítima estava uma viseira e um capacete de segurança, os dois quebrados. Isso indica, segundo o perito, que o soldador estaria utilizando equipamentos de segurança na hora do acidente. Entretanto, ainda de acordo com o perito, apenas após o técnico em segurança da empresa ser ouvido, poderá saber quais os procedimentos de segurança eram estabelecidos pela higienizadora e se elas estavam sendo cumpridas pelo funcionário.

No momento da tragédia, também estava na garagem, que era utilizada para fazer consertos nos veículos da higienizadora, o motorista da empresa, identificado como James Dean Silva Santos. Ele ainda correu para tentar salvar o companheiro de trabalho, mas já não podia fazer nada. Com o choque traumático, James precisou ser levado ao hospital Clementino Moura (Socorrão II), para receber atendimento médico e psicológico.

Duas irmãs e a esposa de José Silva Gomes Carvalho foram ao local e se desesperaram ao ver a situação da vítima. Nenhuma das três mulheres quis falar sobre o ocorrido. A garagem onde ocorreu a tragédia foi interditada pela polícia, logo após o acidente, até que agentes do Instituto Médico Legal (IML) chegassem ao local e removesse o corpo. A Polícia deve investigar as causas do acidente. Representantes da empresa Big Norte também estiveram no local, mas ninguém quis falar sobre o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário