BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

250 litros de agrotóxicos são apreendidos em São Raimundo das Mangabeiras

Fiscais da Unidade Regional da Agência Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged) em Balsas, no sul do estado, apreenderam esta semana cerca de 250 litros de agrotóxicos e 76 frascos de raticidas ilegais - o popular "chumbinho", durante fiscalização realizada no município de São Raimundo das Mangabeiras. Os agrotóxicos estavam sendo comercializados em supermercados e mercearias do município.

A operação realizada pela Aged, órgão vinculado a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), contou com o apoio da Polícia Militar. Os produtos agrotóxicos foram encontrados pelos fiscais estaduais agropecuários Diego do Amaral Sampaio e Eugênio Pacelli Pinto Pires, e pela a equipe de policiais militares, dentro de depósitos de duas mercearias e um supermercado local, junto com alimentos que iriam ser comercializados para a população.
 
Os produtos não tinham nota fiscal que comprovasse a legalidade da origem e os estabelecimentos comerciais não possuíam registro na Aged, autorizando-os a comercializarem agrotóxicos, como determina a legislação vigente. "Durante a operação, o maior volume que encontramos foi 200 litros de agrotóxicos sem comprovação, armazenados de forma totalmente irregular, na sala de jantar de uma residência do município", denunciou o chefe da Unidade Regional da Aged em Balsas, Diego Sampaio.

A operação foi resultado de denúncias anônimas feitas pela população local sobre a venda irregular de agrotóxicos em supermercados e mercearias em municípios da região sul do estado. "Fizemos um levantamento dos endereços dos possíveis supermercados e mercearias que estariam vendendo os agrotóxicos e com o auxílio da Polícia Militar deflagramos a operação, com o objetivo de combater o comércio irregular na região", explicou o fiscal agropecuário Eugênio Pires.

Os proprietários dos estabelecimentos comerciais onde foram encontrados os agrotóxicos clandestinos foram autuados e responderão a processo administrativo na Aged. Além disso, foram multados em R$ 2.128,00, cada um.

Segundo Diego Sampaio, a Aged já notificou os fabricantes dos produtos apreendidos para que providenciem a coleta do material em Balsas no prazo de até 150 dias. A carga irregular deverá ser transportada até São Paulo, onde será incinerada em equipamento adequado, como determina a legislação federal. "Por enquanto, a carga está armazenada em uma revenda autorizada pela Aged, que assumiu o compromisso de ser fiel depositário até a chegada do transporte da carga até o local de incineração", completou Diego Sampaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário