BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Equipamento utilizado pela Aeronáutica cai em em telhado de casa

Parte de equipamento usado para coletar informações meteorológicas cai em cima de casa no Planalto Vinhais 2
Equipamento que caiu no bairro do Vinhais é atribuído ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Comando da Aeronáutica (MAURÍCIO ALEXANDRE/OIMP/D.A.PRESS)
Equipamento que caiu no bairro do Vinhais é atribuído ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Comando da Aeronáutica
O estudante Guilherme César Freitas da Silva, 26 anos, foi surpreendido na tarde de sábado (19) ao encontrar no telhado de casa um equipamento utilizado pela Aeronáutica para coletar dados meteorológicos. O objeto que pode ser carregado com apenas uma mão deixou o morador apreensivo num primeiro momento, mas agora já atrai a atenção de familiares e curiosos, principalmente pela internet. "Recebi muitos pedidos de pessoas desconhecidas para postar fotos", revelou Guilherme.

No momento da queda do objeto o morador estudava na sala e o impacto no telhado chamou a atenção dele. "Foi um barulho forte. Achei que fosse alguém andando e quando cheguei ao quintal ele estava pendurado por um fio. Fiquei com medo e não toquei de imediato, tentei ler as inscrições que estavam coladas nele", contou. O papel fixado no objeto informava justamente a origem do objeto e os cuidados necessários.

O equipamento atribuído ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Comando da Aeronáutica alerta apenas para a necessidade de descartar a bateria do aparelho em lixo apropriado por conta da existência de produtos corrosivos. O aviso fez o estudante entrar em contato com uma emissora de TV local. Após a reportagem, ainda na noite de sábado, membros do Comando da Aeronáutica entraram em contato por telefone.

"Eles ligaram, só que eu não estava em casa. Eles falaram com o meu irmão e disseram que podem enviar alguém para vir até aqui", explicou Guilherme. O estudante afirma que depois do interesse dos vizinhos e dos parentes está em dúvida em se desfazer do material ou guardá-lo como lembrança. O equipamento possui uma espécie de antena e outra haste metálica na superfície.

Além de auxiliar nas pesquisas meteorológicas, os dados coletados pelo equipamento também eram destinados a apoio da aviação em geral. O objeto foi usado para repassar informações sobre pressão atmosférica, temperatura, umidade e vento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário