BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Polícia Civil notifica mais 36 pessoas exercendo profissão ilegal de guardador de veículos em São Luís

Com intuito de regularizar os profissionais que atuam como guardadores e lavadores de veículos automotivos e fiscalizar aqueles em que se encontram exercendo a atividade de maneira ilegal, a Polícia Civil realizou, na manhã desta quarta feira (11), uma ação de orientação e notificação.
(Foto: Divulgação)
Para o delegado Joviano Furtado, supervisor do Centro Integrado de Defesa Social, (Cids), a polícia trabalha no sentido de notificar os profissionais que continuam atuando como guardadores não legais. “Conseguimos recolher várias pessoas entre homens e mulheres em pontos específicos da capital maranhense”, disse.
Durante a operação, foram conduzidas ao Centro Integrado, 36 pessoas, detidas em pontos específicos de São Luís, como nas imediações da Lagoa da Jansen, Renascença, Monte Castelo, Vila Passos, e Avenida Vitorino Freire.
Segundo a Polícia Civil, os 36 profissionais não regularizados atuando nos referidos locais, receberão uma advertência informando sobre o exercício irregular da atividade. Para o delegado Joviano, a notificação é referente ao não cadastramento no Ministério do Trabalho e Emprego, já que existe uma legalidade que rege a profissão legal dessas pessoas.
Notificações
Conforme explicou o supervisor do Cids, as notificações impostas às 36 pessoas conduzidas são procedimentos policiais que consiste em fiscalizar e advertir. Caso haja alguma reincidência, os conduzidos serão atuados em flagrante por exercício ilegal da profissão, e posteriormente ficarão a disposição da justiça competente.
Durante os procedimentos formais, o presidente do Sindicato dos Lavadores, Manobristas e Guardadores de veículos automotivos, Francisco Moreira, ressaltou o trabalho da polícia em efetuar a operação enfatizando o trabalho do Superintendente de Polícia Civil da Capital (SPCC), delegado Sebastião Uchôa.
“Há um cadastramento dentro da lei que permite ser um profissional legal. Para isso, os flanelinhas precisam participar de um curso de capacitação que garante seu espaço na sociedade, e sua devida regularização profissional. Eu como presidente do sindicato, destaco ainda o trabalho do delegado Sebastião Uchôa, que sempre esteve empenhado no combate a criminalidade e contribuindo para a segurança da sociedade”, disse.

Formação
Durante seis meses de curso de formação, sete turmas foram abertas e cerca de 500 pessoas foram capacitadas para exercer a profissão de Guardadores e Lavadores de veículos automotivos em São Luís.
Durante a formação foram realizadas diversas palestras com temas como: Primeiros Socorros; Turismo; Relações Interpessoais; Noções de Trânsito e Direitos sobre Previdências.
A formação é uma iniciativa da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Superintendência de Polícia Civil da Capital, em parceria com a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social, (Semcas) e Ministério do Trabalho e Emprego.
O exercício legal da profissão de guardadores e lavadores autônomos de veículos automotores foi estabelecido pela Lei Federal nº 6.242, de 23 de setembro de 1975.

Nenhum comentário:

Postar um comentário