Dados do Detran apontam 40 acidentes de janeiro a março de 2012 envolvendo pessoas transportadas em carrocerias de veículos. Última vítima: uma criança de 10 anos
O famoso pau-de-arara é comum no interior do estado, pondo diariamente, dezenas de vidas em risco. Apesar da fiscalização, o Detran não possui registros das infrações |
Segundo as informações preliminares levantadas pela polícia, o acidente ocorrido no Bairro de Fátima teria ocorrido depois de a vítima ter se pendurado no carro em que Sidney Teles transportava recipientes de água para venda. Sem ter visto o garoto na carroceria, o motorista manobrava o carro para estacionar e deu ré, atropelando fatalmente o sobrinho que tinha se desequilibrado e caído.
Embora a vítima não estivesse transitando na carroceria da caminhonete dirigida pelo tio, o incidente chama a atenção para um tipo recorrente de infração da legislação de trânsito: transportar passageiros no compartimento de carga dos veículos. De acordo com dados da Assessoria de Comunicação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), foram registradas 40 ocorrências desse tipo nos três primeiros meses de 2012, somente nas ruas de São Luís.
Por telefone, o coordenador de educação para o trânsito do Detran, Roberval Lopes, alertou para o fato de esse tipo de ocorrência ser ainda mais evidente nos municípios do interior do estado, onde as equipes de fiscalização encontram maiores dificuldades, em virtude de as atribuições relativas ao trânsito não serem municipalizadas. Em mais da metade dos municípios maranhenses, essa tarefa acaba sendo realizada por policiais civis e militares. Como essas corporações do sistema de segurança têm que acompanhar delitos de diversas naturezas, nem sempre as ocorrências específicas são devidamente atualizadas junto às Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), para o detalhamento e consolidação dos dados estatísticos sobre as infrações de trânsito registradas nas cidades fora da Região Metropolitana de São Luís, inclusive o transporte de passageiros em compartimentos de carga.
De acordo com o coordenador do Detran, o órgão realiza campanhas de conscientização de forma geral, tanto sobre infrações mais leves quanto as de maior gravidade. Roberval Lopes considerou a possibilidade de se iniciar uma campanha específica sobre o transporte irregular de pessoas nas carrocerias de caminhonetes e caminhões, motivada pelo aumento do registro desse tipo de incidente em todo o estado. “Cabe às pessoas ter sensatez e passar a adotar medidas para fugir dos riscos no trânsito”, disse ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário