Em Imperatriz, rodovia BR-010, praticamente, divide a cidade ao meio. Foto: Arquivo/João Rodrigues/Imirante.
SÃO
LUÍS – A falta de sinalização, a imprudência dos motoristas, o aumento
da frota de veículos e a presença de rotatórias no perímetro urbano da
rodovia BR-010, conhecida como "Belém-Brasília", em Imperatriz, são
fatores que favorecem o aumento do número de acidentes. Segundo dados da
Polícia Rodoviária Federal (PRF), 40% dos acidentes registrados em
Imperatriz, em 2012, aconteceram no perímetro urbano da rodovia – de
janeiro a julho, foram registrados 589 acidentes. Na segunda maior
cidade do Estado, o trânsito se torna complicado, principalmente, pela
falta de sinalização que facilitem passagem dos veículos que saem dos
bairros para o Centro, já que a rodovia, praticamente, divide a cidade
ao meio. Nos últimos anos, o numero de acidentes aumentou, em média,
20%. Diariamente, passam mais de 12 mil veículos pelo perímetro urbano.
Em
Timon, os números de acidentes e mortes no trânsito da BR-316, também,
chamam atenção das autoridades. Para a Polícia Militar (PM), a
imprudência dos motoristas e a falta de habilitação deles são os
principais problemas. Neste ano, a PM registrou 238 acidentes de
trânsito, com dez mortes. Até agosto, o Serviço de Atendimento Móvel de
Urgência (Samu) socorreu 672 vítimas de acidentes no trânsito. Durante
um trabalho de fiscalização, policiais militares realizaram 1.747
notificações, sendo que 792 foram por falta de da Carteira Nacional de
Habilitação (CNH). O Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (Dnit) garante que há previsão de duplicação de, pelo menos,
doze quilômetros da rodovia BR-316, além da instalação de lombadas
eletrônicas em alguns pontos da rodovia para melhorar o fluxo de
veículos entre as cidades de Timon e Caxias.
Licitações e projetos
De
acordo com o superintendente do Dnit no Maranhão, Gerardo Fernandes, o
Ministério dos Transportes espera que as licitações sejam incluídas no
Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e, assim, recebem recursos
do governo federal. No caso da BR-010, o Dnit reconhece as falhas na
sinalização e espera incluir os trechos no programa "BR Legal". "Estamos
licitando, em um prazo de, no máximo, vinte dias, a sinalização
horizontal. Eu acredito que o projeto só terá início no fim do ano ou no
começo de 2013. Mas, independentemente disso, pelo menos, a sinalização
horizontal será refeita, ainda, nos próximos meses. Nesses trechos
urbanos, o Dnit tem feito vários contornos para tirar esse tráfego de
dentro da cidade, mas no caso específico da BR-010, em Imperatriz, que é
o caso mais crítico, a previsão é de duplicação daquele trecho sem
retirada da rodovia do perímetro urbano da cidade", afirmou em
entrevista ao Imirante na manhã desta segunda-feira (27).
"Na
cidade de Timon, nós vamos resolver o problema porque, nessa, nós vamos
fazer o contorno. Nós estamos com o projeto pronto de asfaltamento de
100 km de Timon até o Km 100 da BR-226 e vai ser feita uma interligação
entre a BR-316 e a BR-226, uma extensão de 3,6 km, que vai desviar esse
trânsito da cidade de Timon. Com isso, com certeza vai melhorar muito o
trânsito na cidade de Timon. Em Caxias, também, está o projeto pronto de
duplicação da travessia urbana na cidade", diz o superintendente.
Ainda
segundo Gerardo Fernandes, todas as obras devem ser iniciadas em 2013,
já que, no orçamento de 2012, não há previsão de recursos para os
trechos.
BR-135
Nesta
semana, moradores da Zona Rural de São Luís interditaram duas pistas da
BR-135 em protesto à falta de segurança e iluminação pública na área.
Eles exigem, do Dnit, a construção de um quebra-molas no local para
reduzir o número de atropelamentos na área. Outro protesto de moradores,
no Km 59, nas proximidades do município de Bacabeira, exigiu a
construção de quebra-molas no local para evitar a imprudência dos
motoristas.
O superintendente
do Dnit afirmou que já projetos em fase de licitação para a instalação
de equipamentos de monitoramento de velocidade, conhecidos popularmente
como "lombadas eletrônicas" na travessia urbana da BR-135. Entretanto,
ele esclarece que, com os dispositivos, os veículos não vão parar, mas,
sim, reduzir a velocidade nos trechos onde eles serão instalados. Ele
reconheceu que instalação de passarelas pode ser uma alternativa a ser
estudada pelo Dnit.
Quanto à
duplicação da rodovia BR-135, Gerardo Fernandes assegura que os
trabalhos já foram iniciados, mas que, nos primeiros 40 dias, está
prevista apenas a fase de instalação do canteiro de obras e mobilização
da empresa contratada por meio de licitação. Ele acredita que, na
segunda semana de outubro, as obras sigam em um ritmo mais acelerado.
Já
em relação ao serviço de "tapa-buracos" em alguns trechos, como entre
as cidades de Peritoró e Presidente Dutra, o superintendente afirma que o
Dnit acabou com os contratos de conservação e os substituiu por
contratos de restauração e manutenção, o que permitirá um trabalho mais
completo de conservação da rodovia. A previsão é de que, até o fim de
outubro, todos os trechos no Maranhão estejam licitados.