As maiores dificuldades têm sido verificadas nos postos de saúde. Nos últimos anos, estes locais ganharam autonomia para a marcação de consultas, feitas diretamente via internet. Com os ataques, muitos pacientes não conseguiram agendar seu atendimento. Foi, por exemplo, o que aconteceu no posto de saúde da Nova Imperatriz, na última segunda-feira (28).
Os ataques foram percebidos no último dia 22. Desde então, a empresa que fornece internet à Prefeitura, juntamente com o departamento que cuida desta área na gestão, trabalha na reestruturação das comunicações do município.
“Desde essa data [22 de maio] nós estamos passando por um processo de reestruturação da nossa internet, adotando algumas medidas para coibir este tipo de ação. Ainda restam alguns problemas, pois este processo de invasão não parou. Como temos uma rede muito ampla, enquanto nós estamos controlando e refazendo alguns setores, outros setores ainda estão sofrendo por conta disso. Nesta semana, na segunda-feira, houve uma nova invasão. Isso vem derrubando alguns postos [de saúde], inclusive o da Nova Imperatriz”, explicou o secretário.
Iramar, no entanto, garantiu que o banco de dados da Prefeitura de Imperatriz é seguro e nenhuma informação foi roubada. “A rede é segura. O sistema fornece informação segura. O que aconteceu foi a queda da internet. A nossa internet possui codificação, funciona via rádio, e esses ataques alteraram estes códigos, derrubando a comunicação. Alguns setores do município ficam sem internet até que a equipe reative. Até o momento, não houve invasão de dados, são áreas blindadas”, garantiu.
Os ataques aconteceram no ponto de distribuição da internet, onde a Prefeitura direciona as informações para os demais órgãos do município. Por isso, muitos setores foram imediatamente atingidos.